1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | mtc-m21d.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34T/4B95GMS |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2024:05.06.14.37.17 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37.17 |
Última Atualização dos Metadados | 2024:05.08.16.03.11 (UTC) administrator |
DOI | /10.36026/rpgeo.v11i1.7767 |
ISSN | 2446-6646 |
Rótulo | self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Chave de Citação | HaddadSiBoAlLoAr:2024:UsEsEn |
Título | Da teoria à prática: o uso de espectroradiometria para o ensino de sensoriamento remoto  |
Ano | 2024 |
Data de Acesso | 09 maio 2025 |
Tipo de Trabalho | journal article |
Tipo Secundário | PRE PN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1316 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Haddad, Isadora Ruiz 2 Silva, Elton Vicente 3 Bourscheidt, Vandoir 4 Almeida, Cláudia Maria de 5 Lopes, Aline Pontes 6 Aragão, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de |
Identificador de Curriculo | 1 2 3 4 8JMKD3MGP5W/3C9JGS3 |
ORCID | 1 0000-0002-1464-366X 2 0000-0002-9437-9351 3 0000-0001-5419-323X 4 0000-0002-6523-3169 5 0000-0001-7668-1226 6 0000-0002-4134-6708 |
Grupo | 1 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 2 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 3 4 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR 5 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 6 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 5 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 6 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 isadora.rhaddad@gmail.com 2 eltonescobar@gmail.com 3 vandoir@ufscar.br 4 claudia.almeida@inpe.br 5 alineplopes@gmail.com 6 luiz.aragao@inpe.br |
Revista | Revista Presença Geográfica |
Volume | 11 |
Número | 1 |
Páginas | e7767 |
Histórico (UTC) | 2024-05-06 14:39:22 :: simone -> administrator :: 2024 2024-05-08 16:03:11 :: administrator -> simone :: 2024 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | Comportamento espectral Ensino superior
Espectrorradiômetro Roteiro didático Spectral analyses Undergraduate education
Spectroradiometer Didatic routine |
Resumo | Recursos tecnopedagógicos podem auxiliar no ensino de sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos físicos podem ser de difícil compreensão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de aula prática utilizando a espectroradiometria para o ensino de SR em nível superior, como produto de um estágio docência. Com a disponibilidade de um espectrorradiômetro como recurso tecnológico na instituição, foram coletados dados não-imageadores acerca do comportamento espectral de diferentes alvos da superfície terrestre (vegetação, solo, água e materiais diversos). Os discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, fazendo relação com o conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Após a coleta dos dados, os mesmos elaboraram um relatório sobre a análise da assinatura espectral dos alvos. Durante a prática foi possível sanar dúvidas e motivar o interesse dos discentes sobre o tema de SR, além de promover a experiência e contato com recursos tecnológicos empregados na coleta de dados. Os relatórios produzidos evidenciaram a efetividade da atividade prática para compreensão de diversos conceitos, como fonte da radiação eletromagnética e tipo de sensor (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na região do visível. Entretanto, algumas deficiências ainda encontradas e se relacionaram, sobretudo, à interpretação da resposta espectral na região do infravermelho (próximo, ondas curtas e longas), assim como no processo de diferenciar um sensor imageador e não-imageador. Os resultados alcançados possibilitam um aprimoramento da didática apresentada para maior efetividade no ensino de SR. ABSTRACT: Technopedagogical resources can assist in teaching remote sensing, whose concepts related to Physics may be difficult to understand in the learning process. is work aims to develop a proposal for practical classes using a spectroradiometer for teaching RS at graduation courses, as a product of a teaching internship. With the availability of a spectroradiometer as a technological resource at the institution, non-imaging data were collected on the spectral behavior of different targets on the Earth's surface (vegetation, soil, water, and various materials). The actors involved were encouraged to characterize he equipment, making a relationship with the theoretical content taught during the classes and, aer collecting the data, they prepared a report to analyze the spectral signature of the analyzed targets. During the practice, it was possible to solve any questions and motivate the interest of the actors on the subject of SR, in addition to promoting experience and contact with technological resources used in data collection. e reports produced showed that the practical activity was effective in understanding concepts such as the source of electromagnetic radiation and the type of sensor (passive or active), as well as the response of targets in the visible region. Some of the gaps still found were related to the interpretation of the spectral response in the infrared region (near, short and long waves), and also in the process of differentiating imaging from non-imaging products. the results produced make it possible to improve the presented didactics presented for greater effectiveness in transferring SR content. |
Área | SRE |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > SER > Da teoria à... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Da teoria à... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | 2744783001.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | deny from all and allow from 150.163 |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2021/06.04.03.40.25 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F3NU5S 8JMKD3MGPCW/46KUATE |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.22.23 5 sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.43.49 3 sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.18.22.34 2 |
Divulgação | PORTALCAPES; SCIELO. |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2021/06.04.03.40 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | alternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel e-mailaddress format isbn lineage mark month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|