1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | mtc-m21d.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34T/4A4D6FS |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/10.24.12.22 |
Última Atualização | 2023:10.24.12.22.55 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/10.24.12.22.55 |
Última Atualização dos Metadados | 2024:01.02.17.16.50 (UTC) administrator |
ISSN | 1517-3275 |
Chave de Citação | DyerCoCiSiKlRiLi:2023:ApMéEl |
Título | Aplicação do método de elementos finitos na análise de concreto asfáltico contendo RAF como agregado  |
Ano | 2023 |
Data de Acesso | 01 jun. 2025 |
Tipo de Trabalho | journal article |
Tipo Secundário | PRE PN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 908 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Dyer, Paulo Paiva Oliveira Leite 2 Coppio, Gustavo José Lauer 3 Cividanes, Luciana de Simones 4 Silva, Silvelene Alessandra 5 Klinsky, Luis Miguel Gutierrez 6 Ribeiro, Dimas Betioli 7 Lima, Maryangela Geimba de |
Grupo | 1 2 3 4 COPDT-CGIP-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto de Estudos Avançados (IEAv) 2 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 3 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 5 Universidade de São Paulo (USP) 6 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 7 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 paulo_dyer@yahoo.com 2 gustavocoppio@gmail.com 3 lu_civi@yahoo.com.br. 4 mauricio@feevale.br 5 luisgk@outlook.com. 6 dimasbetioli@gmail.com 7 magdlima@gmail.com |
Revista | Revista UNIVAP |
Volume | 29 |
Número | 63 |
Páginas | e4331 |
Nota Secundária | B2_PLANEJAMENTO_URBANO_E_REGIONAL_/_DEMOGRAFIA B4_SAÚDE_COLETIVA B4_INTERDISCIPLINAR B5_SERVIÇO_SOCIAL B5_ODONTOLOGIA B5_MEDICINA_II B5_GEOCIÊNCIAS B5_ENGENHARIAS_IV B5_ENGENHARIAS_III B5_ENGENHARIAS_II B5_ENGENHARIAS_I B5_EDUCAÇÃO B5_ARQUITETURA_E_URBANISMO C_SOCIOLOGIA C_MATERIAIS C_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I |
Histórico (UTC) | 2023-10-24 12:22:55 :: simone -> administrator :: 2023-10-24 12:22:56 :: administrator -> simone :: 2023 2023-10-24 12:24:28 :: simone -> administrator :: 2023 2024-01-02 17:16:50 :: administrator -> simone :: 2023 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | MEF RAF Módulo de resiliência Pavimentação asfáltica FEM WFS Resilience Module Asphalt paving |
Resumo | O reuso de resíduos industriais, como Resíduo de Areia de Fundição (RAF), é uma alternativa para redução do uso de agregados minerais. Estes resíduos são similares aos agregados utilizados na pavimentação asfáltica; todavia, é preciso comprovar sua viabilidade técnica. Neste sentido, modelos computacionais por Métodos de Elementos Finitos (MEF), complementam resultados empíricos, simulando o comportamento deste pavimento alternativo. Neste artigo foi construído um modelo computacional com MEF, simulando o comportamento do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) contendo RAF como agregado no ambiente do software Abaqus. O modelo foi validado ao comparar dados resposta com resultados empíricos. Em seguida foi analisando quanto ao seu comportamento mecânico e em dois estudos de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a resultados empíricos. Confirmando a aplicabilidade do MEF na engenharia rodoviária, particularmente em CBUQ contendo RAF. ABSTRACT: Industrial waste reusing, such as Waste Foundry Sand (WFS) is an alternative to reducing mineral aggregates use. This waste is similar to the aggregates; however, it is necessary to prove its technical viability. In this sense, computational models by Finite Element Methods (FEM) complement empirical results, simulating the behavior of this alternative pave. In this paper, a computational model was built using FEM, simulating the behavior of Hot Mix Asphalt (HMA) containing WFS as an aggregate in the Abaqus software environment. This model was validated by comparing response data with empirical results. And then, analyzed for its mechanical behavior and in two case studies. The results obtained were satisfactory when compared to empirical results. Confirming the applicability of FEM in road engineering, particularly in HMA containing WFS. |
Área | FISMAT |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGIP > Aplicação do método... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/4A4D6FS |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/4A4D6FS |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | 4431-Texto do Artigo-14471-1-10-20231004.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Política de Arquivamento | allowpublisher allowfinaldraft |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/46KUES5 |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.23.11 4 |
Divulgação | PORTALCAPES |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2021/06.04.03.40 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | alternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn label lineage mark mirrorrepository month nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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