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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/4A4D6FS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2023/10.24.12.22
Última Atualização2023:10.24.12.22.55 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2023/10.24.12.22.55
Última Atualização dos Metadados2024:01.02.17.16.50 (UTC) administrator
ISSN1517-3275
Chave de CitaçãoDyerCoCiSiKlRiLi:2023:ApMéEl
TítuloAplicação do método de elementos finitos na análise de concreto asfáltico contendo RAF como agregado
Ano2023
Data de Acesso01 jun. 2025
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho908 KiB
2. Contextualização
Autor1 Dyer, Paulo Paiva Oliveira Leite
2 Coppio, Gustavo José Lauer
3 Cividanes, Luciana de Simones
4 Silva, Silvelene Alessandra
5 Klinsky, Luis Miguel Gutierrez
6 Ribeiro, Dimas Betioli
7 Lima, Maryangela Geimba de
Grupo1
2
3
4 COPDT-CGIP-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
2 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
3 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
5 Universidade de São Paulo (USP)
6 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
7 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Endereço de e-Mail do Autor1 paulo_dyer@yahoo.com
2 gustavocoppio@gmail.com
3 lu_civi@yahoo.com.br.
4 mauricio@feevale.br
5 luisgk@outlook.com.
6 dimasbetioli@gmail.com
7 magdlima@gmail.com
RevistaRevista UNIVAP
Volume29
Número63
Páginase4331
Nota SecundáriaB2_PLANEJAMENTO_URBANO_E_REGIONAL_/_DEMOGRAFIA B4_SAÚDE_COLETIVA B4_INTERDISCIPLINAR B5_SERVIÇO_SOCIAL B5_ODONTOLOGIA B5_MEDICINA_II B5_GEOCIÊNCIAS B5_ENGENHARIAS_IV B5_ENGENHARIAS_III B5_ENGENHARIAS_II B5_ENGENHARIAS_I B5_EDUCAÇÃO B5_ARQUITETURA_E_URBANISMO C_SOCIOLOGIA C_MATERIAIS C_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I
Histórico (UTC)2023-10-24 12:22:55 :: simone -> administrator ::
2023-10-24 12:22:56 :: administrator -> simone :: 2023
2023-10-24 12:24:28 :: simone -> administrator :: 2023
2024-01-02 17:16:50 :: administrator -> simone :: 2023
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveMEF
RAF
Módulo de resiliência
Pavimentação asfáltica
FEM
WFS
Resilience Module
Asphalt paving
ResumoO reuso de resíduos industriais, como Resíduo de Areia de Fundição (RAF), é uma alternativa para redução do uso de agregados minerais. Estes resíduos são similares aos agregados utilizados na pavimentação asfáltica; todavia, é preciso comprovar sua viabilidade técnica. Neste sentido, modelos computacionais por Métodos de Elementos Finitos (MEF), complementam resultados empíricos, simulando o comportamento deste pavimento alternativo. Neste artigo foi construído um modelo computacional com MEF, simulando o comportamento do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) contendo RAF como agregado no ambiente do software Abaqus. O modelo foi validado ao comparar dados resposta com resultados empíricos. Em seguida foi analisando quanto ao seu comportamento mecânico e em dois estudos de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados a resultados empíricos. Confirmando a aplicabilidade do MEF na engenharia rodoviária, particularmente em CBUQ contendo RAF. ABSTRACT: Industrial waste reusing, such as Waste Foundry Sand (WFS) is an alternative to reducing mineral aggregates use. This waste is similar to the aggregates; however, it is necessary to prove its technical viability. In this sense, computational models by Finite Element Methods (FEM) complement empirical results, simulating the behavior of this alternative pave. In this paper, a computational model was built using FEM, simulating the behavior of Hot Mix Asphalt (HMA) containing WFS as an aggregate in the Abaqus software environment. This model was validated by comparing response data with empirical results. And then, analyzed for its mechanical behavior and in two case studies. The results obtained were satisfactory when compared to empirical results. Confirming the applicability of FEM in road engineering, particularly in HMA containing WFS.
ÁreaFISMAT
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4. Condições de acesso e uso
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URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/4A4D6FS
Idiomapt
Arquivo Alvo4431-Texto do Artigo-14471-1-10-20231004.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Política de Arquivamentoallowpublisher allowfinaldraft
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KUES5
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.23.11 4
DivulgaçãoPORTALCAPES
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn label lineage mark mirrorrepository month nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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